16 de outubro de 2012

* QUANDO VOCÊ ESTA FERIDO

                                                   
                                                      QUANDO VOCÊ ESTA FERIDO
De um jeito ou de outro, todos nos ferimos. Estamos todos no mesmo bote. Até as multidões cheias de riso e de ôba-ôba se machucam. Tentam esconder a dor com bebidas e brincadeiras - mas ela não se vai.
Quem se fere? Os pais de um filho ou uma filha esbanjadores, pródigos. Milhões de pais são feridos profundamente por um filho que rejeita seus conselhos. Pais amorosos sofrem pela decepção e delinqüência do filho, que antes era amoroso e bom.
As vítimas dos lares partidos estão feridos. A esposa abandonada, foi rejeitada pelo marido por outra mulher. O esposo que perdeu o amor da esposa. As crianças que perderam sua segurança.
Outros sofrem de enfermidades. Câncer, problemas de coração e uma multidão de outras doenças humanas. Ouvir do médico: “Você está com câncer - você pode morrer!” é aterrador. Em verdade, muitos dos que estão lendo esta mensagem experimentaram esta dor e esta agonia.
Namorados rompem. Um garoto ou uma garota vai embora, pisando em cima daquilo que já foi um belo relacionamento. Só resta um coração partido, ferido.
E os desempregados? Os desanimados, cujos sonhos morreram? Os presos? O encarcerado? O homossexual? O alcoólatra?
É verdade! De um jeito ou de outro - todos nos machucamos. Cada pessoa na terra carrega sua própria carga de dor e de mágoa.


Não Há Cura Física


Quando a dor é profunda, ninguém nesta terra consegue interromper os medos íntimos e a mais profunda das agonias. Nem o melhor dos amigos pode entender na realidade a batalha que você está enfrentando, ou as feridas que lhe foram impostas.
Só Deus pode deter as ondas de depressão, e a sensação de solidão e de fracasso que caem sobre você. Unicamente a fé no amor de Deus pode libertar a mente ferida. O coração ferido e partido que sofre em silêncio, só pode ser curado por uma obra sobrenatural do Espírito Santo - e nada menor que a intervenção divina realmente funciona.
Deus tem de intervir e assumir o controle. Ele tem de deter o andamento de nossas vidas quando chega o ponto de rotura; e esticando Seus braços amorosos, trazer para a Sua proteção e Seu cuidado, aquele corpo e aquela mente feridos. Deus tem de surgir como Pai cuidadoso, e demonstrar que está presente, fazendo com que as coisas resultem no bem. Ele precisa, através de Seu próprio poder, dispersar as nuvens carregadas, afastar o desespero e a amargura, enxugar as lágrimas - e substituir o sofrimento pela paz de espírito.


Por Que Eu - Senhor?


O que machuca mais é que você sabe que seu amor por Deus é grande - contudo, parece que não dá para entender o que Ele está tentando produzir na sua vida. Você iria entender o porquê de as orações não serem atendidas, se fosse frio em relação ao Seu amor. Caso estivesse fugindo de Deus, provavelmente entenderia porque as provações e os severos julgamentos continuam chegando. Se fosse um pecador derrotado, que despreza as coisas de Deus, você poderia chegar a pensar que merecesse um sofrimento atroz. Mas você não está fugindo; não está rejeitando-O de nenhuma maneira. Você anseia cumprir Sua perfeita vontade; deseja ardentemente servi-lO com tudo que há em você. E é isso que faz com que sua dor seja tão debilitante. Faz você achar que há alguma coisa muito errada consigo. Você questiona a sua profundidade espiritual; e às vezes, até questiona a sua sanidade mental. De algum lugar lá no fundo, uma voz sussurra: “Talvez eu tenha algum defeito! Vai ver que estou sofrendo tanto porque Deus não vê nada de bom em mim! Devo estar tão fora da Sua vontade, que Ele tem de me disciplinar para me tornar obediente.”


Os Amigos Se Esforçam Muito Para Ajudar


Um coração machucado ou partido causa a dor mais lancinante conhecida pelo homem. A maioria das outros sofrimentos humanos são só físicos. Mas um coração ferido, carrega uma dor que é ao mesmo tempo física e espiritual. Os amigos e os queridos podem ajudar a amenizar a dor física de um coração partido. Quando estão lá, sorrindo, amando e cuidando, a dor física se atenua, e há um alívio passageiro. Mas a noite cai, e com ela vem o terror da agonia espiritual. A dor sempre piora à noite. A solidão cai como uma nuvem quando o sol desaparece. O sofrimento explode quando você está sozinho, tentando entender como se confrontar com as vozes e os temores interiores que continuam vindo à tona.
Os seus amigos, que realmente não compreendem o que você está enfrentando, oferecem todos os tipos de solução fácil. Ficam impacientes com você. Estão muito felizes e despreocupados na ocasião, e não entendem por que você simplesmente não “sai dessa”. Suspeitam que você esteja se entregando à autocomiseração. Ficam lembrando que o mundo está repleto de pessoas desanimadas e feridas, que sobreviveram. O mais comum, é que desejem orar aquela oração “que se faz uma única vez, cura tudo, resolve tudo”. Mandam você “liberar a fé, reivindicar uma promessa, confessar a cura, e sair do desespero.”
Tudo isto está certo e é bom, mas é uma pregação que geralmente vem de cristãos que nunca conheceram muito sofrimento em suas próprias vidas. São como as “babás” de Jó, que tinham todas as respostas - mas que não conseguiram aliviar a sua dor. Jó disse o seguinte sobre eles: “vós todos sois médicos que não valem nada”. Graças a Deus pelos amigos bem intencionados, mas se eles experimentassem a sua agonia só por uma hora, iriam mudar a conversa. Se estivessem em seu lugar só um pouquinho, sentindo o que você sente, vivendo a dor íntima que está carregando, lhe diriam: “Como você agüenta? Eu não suportaria isto.”


O Tempo Não Resolve Nada!


E existe a velha frase: “o tempo resolve tudo.” Dizem para você agüentar um pouco, sorrir, e esperar que o tempo anestesie a sua dor. Mas tenho a suspeita de que todas as regras e as frases sobre solidão são cunhadas por pessoas felizes e saudáveis. Soam bem - mas não é verdade. O tempo não resolve nada - só Deus resolve.
Quando você está ferido, o tempo só amplia a dor. Os dias e as semanas se arrastam e a agonia insiste. A dor não cessa, não importa o que diga o calendário. O tempo pode abafar a dor no interior da mente, mas uma mínima lembrança pode trazê-la à tona.
Na verdade, nem ajuda muito saber que cristãos sofreram antes de você, ao longo da história. Você se identifica com o sofrimento dos personagens bíblicos que sobreviveram à terríveis experiências de dor. Mas saber que outros enfrentaram enormes batalhas não acalma a dor do seu peito. Ler como saíram vitoriosos de suas batalhas - e você ainda não conseguiu isto - só aumenta a dor. Faz você achar que eles estavam muito próximos de Deus para receber tamanhas respostas às suas orações. E faz com que se sinta sem valor diante de Deus, pois seus problemas continuam, apesar de todos seus esforços espirituais.


Problema Em Dobro


Raramente as pessoas se machucam só uma vez. A maioria dos feridos pode lhe mostrar outros machucados também. É dor em cima de dor. Um coração partido, geralmente é sensível, frágil. É facilmente magoado porque não é protegido por uma casca dura. A brandura é confundida com vulnerabilidade pelo coração de casca dura. O silêncio é interpretado como fraqueza. Entrega total de si mesmo é tomada por “atitude muito drástica”. O coração que não teme admitir sua necessidade de amor, é mal interpretado como “muito direcionado ao sexo.”
Segue-se, então, que um coração sensível que busca amor e compreensão, em geral é o mais fácil de ser partido. Corações abertos e que confiam, geralmente são mais machucados. O mundo está cheio de homens e mulheres que rejeitaram o amor oferecido por um coração suave e terno. Os corações fortes, cobertos por carapaça dura e que não confiam em ninguém, corações que dão muito pouco - corações que exigem que o amor constantemente lhes seja provado - corações calculistas - corações que sempre manipulam e cuidam só de si - corações que temem correr riscos, estes corações raramente se partem. Não se ferem porque não há o que os fira. São muito orgulhosos e muito egoístas para permitir que alguém os faça sofrer de alguma maneira. Eles saem ferindo o coração dos outros e atropelando as almas frágeis que tocam suas vidas - simplesmente porque são tão compactos e embotados em seus corações, que acham que todos deveriam ser como eles. Corações duros não gostam de lágrimas. Detestam se comprometer. Sentem-se sufocados quando lhes pedem para compartilhar seus próprios corações.


Os Ofensores Não Saem Fácil !


Parte da dor que um coração ferido tem de agüentar é saber que o ofensor, o agressor, sai impune. O coração diz: “Eu fui o ofendido e o ferido, e mesmo assim, tenho de pagar o preço. O ofensor fica livre, em vez de pagar pelo que fez.” Este é o problemas das cruzes - geralmente crucificam a pessoa errada. Mas Deus guarda os livros, e no dia do Juízo, os livros serão avaliados. Mas mesmo nesta vida, os ofensores e os que ferem as pessoas pagam um alto preço. Não importa como tentem justificar seus atos ofensivos, não podem secar o choro daqueles a quem ofenderam. Como o sangue de Abel que clamava da terra, o grito de um coração machucado pode penetrar a barreira do tempo, do espaço, e aterrorizar o mais duro dos corações. As dores geralmente são produzidas por mentiras claras. E todo mentiroso com o tempo é levado à justiça.
Haverá um bálsamo para um coração ferido? Haverá cura para aquelas feridas profundas, interiores? Será que os pedaços podem novamente ser juntados, e o coração se tornar ainda mais forte? Será que a pessoa que conheceu uma dor e um sofrimento tão terrível, pode se levantar das cinzas da depressão e encontrar uma nova maneira de viver, mais poderosa? Sim! Definitivamente sim! Caso não fosse assim, a palavra de Deus seria uma piada e o próprio Deus seria um mentiroso. E não é assim!
Quero compartilhar com você alguns pensamentos simples, sobre como lidar com a sua dor.


1. Pare de Tentar Descobrir Como e Por Que Você Foi Ferido!


O que lhe aconteceu se trata de um sofrimento muito comum na humanidade. O seu caso não é o único. Pertence à natureza humana . Neste ponto, não adianta nada saber se você estava certo ou errado. O importante agora é a sua disposição de prosseguir em Deus, e de confiar em Suas misteriosas operações na sua vida.
A Bíblia diz: “Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma cousa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando” (I Pedro 4: 12-13).
Deus não prometeu um modo de vida desprovido de dor. Prometeu “um escape” (livramento). Prometeu ajudar a tolerar a sua dor; força para novamente lhe colocar em pé, quando a fraqueza lhe deixa tonto.
Muito provavelmente, você fez o que era preciso. Moveu-se dentro da vontade de Deus - seguindo o coração com honestidade. Você ingressou nela de coração aberto, desejando dar-se de si. O amor foi a sua motivação. Você não interrompeu a vontade de Deus - outra pessoa o fez. Se isto não fosse verdade, você não seria a pessoa que está sofrendo tanto. Você está sofrendo por tentar ser honesta.
Você não consegue entender porque as coisas explodiram na sua cara, quando parecia que Deus estava guiando tudo. O seu coração fica perguntando: “Prá começar, por que Deus permitiu que eu entrasse nesta, sabendo que nunca iria dar certo?” Mas a resposta é clara. Judas foi chamado pelo Senhor. Estava destinado a ser um homem de Deus. Foi escolhido à mão pelo Salvador. Poderia ter sido poderosamente usado por Deus. Mas Judas abortou o plano de Deus. Partiu o coração de Jesus. Aquilo que havia se iniciado como um belo e perfeito plano de Deus, terminou em desastre, porque Judas escolheu os seus próprios caminhos. O orgulho e a teimosia destruíram o plano de Deus em ação.
Então, lance fora as suas culpas. Pare de se condenar. Pare de ficar tentando descobrir o que fez de errado. O que conta realmente para Deus é o que você está pensando neste instante. Você não errou - o mais provável é que simplesmente tenha dado em excesso. Como Paulo, você deve dizer: “...(Eu) amando-vos cada vez mais, seja menos amado” (2 Coríntios 12:15).


2. Lembre-se de Que Deus Sabe Exatamente
o Quanto Você Pode Agüentar -
E Não Permitirá Que Chegue
ao Ponto de Explodir!


O nosso Pai amoroso diz: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (I Coríntios 10:13).
A maior das blasfêmias é imaginar que Deus esteja por trás do seu sofrimento e da sua dor; que se trata da disciplina do Pai celestial; que Deus ache que você precisa de mais um ou dois ofensores antes que esteja pronto para receber Suas bênçãos. Não é assim!
É verdade que Deus corrige a quem ama. Mas essa correção é só por um período, e não deve nos machucar. Deus não é o autor da confusão em sua vida. Nem você. É a falência humana. É o inimigo semeando ervas daninhas no campo do seu esforço. Trata-se do engano dentro de outra pessoa perto de você, pessoa essa que perdeu a fé em Deus. O inimigo tenta nos agredir através dos outros seres humanos, assim como tentou agredir Jó através da esposa incrédula.
O seu Pai celeste cuida de você com um olho que não pisca. Cada movimento é acompanhado. Toda lágrima é pesada. Ele Se identifica com cada uma de suas dores. Sente cada machucado. E sabe quando você foi exposto à excessiva perturbação por parte do inimigo. Intervém e diz: “Chega!” quando o ferimento e a dor deixam de levá-lo mais próximo do Senhor - quando, em vez disto, começam a rebaixar sua vida espiritual. Deus assume. Não permitirá que um confiante filho seja rebaixado devido ao excesso de dor e agonia na alma. Quando a mágoa começa a agir em favor de uma desvantagem sua, quando começa a atrasar o seu crescimento, Deus age para colocá-lo acima das batalhas por um tempo. Nunca permitirá que você se afogue em lágrimas. Não permitirá que a dor deteriore sua mente. Ele promete chegar na hora certa, para enxugar as suas lágrimas e lhe dar alegria em lugar do pesar. A palavra de Deus diz: “Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã” (Salmo 30:5).


3. Quando a Dor Chegar ao Máximo,
Vá ao Seu Lugar Secreto
e Derrame Todas as Lágrimas do Desespero


Jesus chorou. Pedro chorou - amargamente! Pedro carregava consigo a dor de negar o próprio Filho de Deus. Ficou andando só pelas montanhas - chorando de tristeza. Aquelas amargas lágrimas produziram nele um suave milagre. Ele voltou para abalar o reino de Satanás.
Uma senhora que sofrera uma mastectomia escreveu um livro intitulado: “First You Cry” (Primeiro Você Chora). Há pouco conversei com um amigo que acabara de ser informado de ter câncer terminal. “A primeira coisa que você faz”, disse, “ é chorar até acabar todas as lágrimas. Aí, você começa a chegar mais perto de Jesus, até que sabe que Seus braços estão lhe abraçando apertado.”
Jesus jamais afasta o olhar de um coração que chora. Ele diz: “...a um coração quebrantado...não desprezarás (não desprezarei)” [Salmo 51:17]. Nem uma vez o Senhor dirá: “Vire-se! Vá lá tomar seu remédio! Cerre os dentes e seque as lágrimas.” Não! Jesus guarda todas as lágrimas em Seu recipiente eterno.
Você está ferido? Gravemente? Então vá em frente e chore! E fique chorando até as lágrimas pararem de correr. Mas deixe que estas lágrimas se originem só da dor - e não da incredulidade ou da autocomiseração.


4. Convença-se de Que Vai Sobreviver -
Você Vai Sair Desta -
Convença-se de que, Vivo ou Morto, Você Pertence ao Senhor!


A vida continua. Você fica surpreso do quanto se pode agüentar quando Deus ajuda. Felicidade não é o viver sem dor ou mágoas. De jeito nenhum. A felicidade verdadeira é aprender como viver um dia de cada vez, a despeito de todo sofrimento e da dor. É aprender como se alegrar no Senhor, não importando o que tenha acontecido no passado.
Você pode sentir-se rejeitado. Pode sentir-se abandonado. A sua fé pode ficar débil. Você pode achar que chegou ao fim. Pesar, lágrimas, dor e vazio podem lhe devorar às vezes - mas Deus ainda está em Seu trono. Ele ainda é Deus!
Você não pode se ajudar! Não consegue interromper a dor e o sofrimento. Mas o nosso bendito Senhor lhe buscará - e colocará Sua mão amorosa sob você e o elevará para se assentar outra vez nos lugares celestiais. Ele lhe livrará do temor da morte. Revelará Seu infinito amor por você.
Olhe para cima! Encoraja-se no Senhor. Ao ficar coberto pelo nevoeiro, quando não vê saída para o seu dilema, deite-se nos braços de Jesus e simplesmente confie nEle. Ele é Quem tem de fazer tudo! Ele quer a sua fé - a sua confiança. Ele quer que você grite alto: “Jesus me ama! Ele está comigo! Ele não vai falhar! Ele está resolvendo tudo neste instante! Não serei rejeitado! Não serei derrotado! Não serei uma vítima de Satanás! Não vou perder o juízo e nem o rumo! Deus está do meu lado! Eu O amo - e Ele me ama!”
O ponto principal é a fé. E a fé repousa nAquele que é Absoluto - “Toda arma forjada contra ti não prosperará” (Isaías 54:17).

* VIVENDO NA ESFERA DOS MILAGRES



VIVENDO NA ESFERA DOS MILAGRES

 


Os apóstolos viveram e serviram dentro do mundo dos milagres. Mesmo leigos como Estevão e Filipe, homens que serviam às mesas, eram poderosos no Espírito Santo, e operavam milagres agitando cidades inteiras. Quem consegue ler o livro de Atos sem temor e sem se maravilhar em face dos milagres que Deus operava por eles, e entre eles? Anjos lhes apareciam, soltavam as correntes e os conduziam para fora de prisões de alta segurança. Tinham visões poderosas, claras e detalhadas. Pedro era tão cheio do Espírito Santo que enfermos eram trazidos às ruas sobre leitos e macas, para que sua sombra caísse sobre eles e fossem curados (Atos 5:15). Aleijados eram curados e saltavam pelo templo; e há registro de milagres especiais: "E Deus, pelas mãos de Paulo, fez milagres extraordinários. De sorte que até lenços e aventais eram levados do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades os deixavam e os espíritos malignos saíam" (Atos 19:11-12).

Por que não vivemos hoje dentro desta esfera de milagres? Onde está nos dias de hoje o poder apostólico de Jesus Cristo? Não estou falando dos cultos de libertação e dos "astros" evangelistas que fazem curas. Estou falando de um modo de vida milagroso para todo crente verdadeiro. Deus não mudou; nós mudamos. O mesmo Senhor está conosco - temos as mesmas promessas e Deus está mais do que desejoso de cumpri-las de novo. Mas, lamentavelmente, há hoje a idéia de que não necessitamos de milagres. Dizem: "Nossa geração tem uma revelação maior; recebe mais educação, tem mais conhecimento. Não devemos esperar que o Senhor realize as mesmas coisas hoje, visto que aquilo era necessário apenas para estabelecer a igreja."

Minha resposta à esta alegação é que se o milagre foi necessário para estabelecer a igreja, ele é ainda mais necessário no encerramento da era da igreja! Os homens maus pioraram, e o pecado aumenta cada vez mais. Os corruptores crescem em número, e a violência foge ao controle; o inferno alargou suas fronteiras. Satanás desceu com grande ira. À medida que doutrinas de demônios invadem como dilúvio, a apostasia piora.

Vivemos a grande derrocada. Satanás tem seus próprios anjos que fingem ser grandes evangelistas e mestres. O aborto cobriu a terra de culpa pelo sangue. Pais maltratam os próprios filhos - até bebês sofrem abuso. Nossa juventude está fora de controle com cocaína, "crack" e o álcool se espalhando pelas escolas, devastando e matando, transformando adolescentes em enfermos, ladrões enlouquecidos e criminosos. Novas doenças como AIDS e herpes disseminam a morte mundo afora.

Necessitamos mais de Jesus - mais de Seu poder salvador, curador, mais de milagres do que qualquer geração passada! Os apóstolos sabiam o preço destes atos milagrosos e avidamente pagavam por ele, mas nossa geração não está disposta a pagá-lo.


Deus Respondia de Modo Milagroso a Eles
Porque Oravam Sem Cessar



O livro de Atos é o registro de homens e mulheres santos buscando a face do Senhor. Do princípio ao fim, conta como as orações moviam a Deus; quer no cenáculo, na prisão, em alguma casa secreta escondendo-se das autoridades, quer na casa de Simão, numa rua chamada Direita - eles oravam! Oravam de manhã e, às vezes, a noite toda - oravam sem cessar. Cornélio orava sempre. Pedro orava sobre os telhados, nos eirados. Na praia, no templo ou no deserto, eles invocavam o Senhor continuamente. Passavam horas e dias trancados com Deus, até que recebessem orientação amorosa, detalhada. Que detalhes Deus dava!

Ananias, que vivia dentro da esfera dos milagres, era um homem de Deus dado à oração. "Havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor, em uma visão: Ananias! Ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor. Disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo, pois ele está orando. Numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver" (Atos 9: 10-12).

Ouça as instruções pormenorizadas que Deus lhe deu: "Vai!" Ele indicou com precisão a casa, deu o nome do proprietário, indicou o homem por quem devia orar! Depois Deus disse: "Ele sabe que você está vindo. Sabe até seu nome. E sabe o que você fará quando entrar no quarto onde ele está, porque eu lhe disse tudo!" Por que o Senhor contou a este recém-convertido detalhes tão íntimos? Porque "ele está orando." Durante três dias Saulo jejuou e orou. Não era "Senhor, que podes Tu fazer por mim?" Mas, pelo contrário, "Senhor, que queres que eu faça?" A visão de Jesus consumia-o de tal modo que ele de pronto abandonou tudo ali mesmo, e se fez escravo do Senhor daquele momento em diante.

Tivesse Saulo sido salvo em nosso tempo, ele teria sido sugado para o nosso mundo de agitos com uma "blitz" da mídia, um livro sucesso de livraria, e convites para dar seu testemunho à igrejas por toda a parte.

Por que hoje tantos são salvos de modo miraculoso, exatamente como Saulo, mas diferente dele, logo mais estão vivendo em confusão não sabendo o que fazer? Deus disse a Saulo: "Agora levanta-te, e entra na cidade. Lá te será dito o que te convém fazer" (Atos 9:6). Deus estava dizendo: "Vá orar! Vá buscar a minha face e aprender a esperar em mim! Mostre-me que deseja mais de mim!" Não vieram instruções, não veio visão, enquanto não passou três dias em oração. Mas que coisa poderosa e milagrosa aconteceu durante a oração: Saulo veio a conhecer a voz de Deus, e a aprender a depender da Sua orientação. Embora apenas recém-nascido como cristão, ele já estava sendo claramente guiado por Deus. Saulo não necessitava de conselheiro ou de profeta para lhe mostrar o que fazer; não precisava de ninguém para lhe dar uma palavra de conhecimento, porque o Senhor lhe disse: "eu lhe mostrarei" (Atos 9:16).

Posso imaginar um pregador fundamentalista vindo para ver Saulo antes de Ananias chegar: ele o vê no chão, chorando, clamando: "Jesus, revela-Te em mim, não apenas para mim." O fundamentalista diria: "Irmão Saulo, você foi salvo de forma maravilhosa. Que mais você quer? Receba isso pela fé. Você está prestes a se tornar um fanático! Não sabe que as almas estão morrendo lá fora? Deus lhe chamou para evangelizar. Testemunhar é vontade de Deus, por isso vá depressa e ganhe o mundo para Jesus!" Saulo responde: "Irmão, não me moverei! Desculpe-me, por favor, mas estou esperando um homem chamado Ananias. Você é Ananias?" O fundamentalista fica impaciente. "Você está louco? Quem lhe disse que um homem assim assim está vindo? Quem disse que ele vai entrar aqui, impor as mãos e curar sua vista?" Saulo responde: "O Senhor me disse numa visão! Sei o nome do homem, e sei o que ele fará. Sei que serei curado."

Neste mesmo cenário, entraria um mestre carismático da prosperidade, e do sucesso. "Irmão Saulo, trouxe-lhe um exemplar autografado do meu último livro, 'Direitos da Aliança'. Estou aqui para dizer-lhe que Deus deseja que o novo Saulo prospere e goze sempre de boa saúde. Se aprender meus segredos para o sucesso e prosperidade, você não terá de chorar e sofrer como vem fazendo nestes últimos dias. Reivindique seus direitos! Você só precisa de fé! Você só precisa pedir!" A isto Saulo responde: "Lamento, irmão! O Senhor está me mostrando muitas coisas que devo sofrer por causa do Seu nome. Estou à espera de Ananias. Não posso reivindicar nada, fazer nada, ir à parte alguma até que ele venha e imponha suas mãos sobre mim. Deus me dirá o que fazer a seguir." O mestre responderia: "Mas você não passa de um bebê em Jesus! Tenho caminhado com Ele há muito tempo, e tenho conhecimento de revelação. Deixe que eu lhe ensine!" A resposta simples de Saulo é: "Eu só sei é que Ele me apareceu e conversou comigo!"

Depois vem o caso de Pedro, orando no eirado. À quase cinqüenta quilômetros de distância, em Cesaréia, Cornélio está "sempre" orando.

"Havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da corte chamada italiana, piedoso e temente a Deus com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus. Este, quase à hora nona, viu claramente, numa visão, um anjo de Deus, que se dirigia a ele, e dizia: Cornélio! Cornélio, fixando nele os olhos, e muito atemorizado, perguntou: Que é, Senhor? Respondeu-lhe o anjo: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus. Agora envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro. Este está com um Simão curtidor, que tem sua casa junto ao mar. Ele te dirá o que deves fazer" (Atos 10:1-6).

De novo, instruções pormenorizadas! A cidade era Jope; a casa era a de Simão; e o homem que tem a resposta era Pedro.

Neste ínterim, "subiu Pedro ao terraço para orar, quase à hora sexta" (Atos 10:9). "Sobreveio-lhe um arrebatamento" (Atos 10:10), o que significa que teve uma visão. "Pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Simão, três homens te procuram...vai com eles...porque eu os enviei" (Atos 10:19,20). Pedro vai à casa de Cornélio e encontra um homem orando, que lhe fala da visita de anjos, dando-lhe orientação sobrenatural.

"Respondeu Cornélio: Há quatro dias estava eu em jejum até esta hora, orando em minha casa à hora nona. De repente diante de mim se apresentou um homem com vestes resplandescentes, e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas estão em memória diante de Deus. Envia a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro. Este está em casa de Simão, o curtidor, junto ao mar. Imediatamente mandei chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora estamos todos presentes diante de Deus, para ouvir tudo o que te foi ordenado pelo Senhor" (Atos 10:30-33).

O Espírito Santo é tão específico que dá ambos os nomes: "chamar Simão, que tem por sobrenome Pedro" (v. 32). Para ter certeza que Cornélio chamaria o homem certo (visto que Pedro estava hospedado na casa de outro homem chamado Simão), Deus lhe disse que o nome era Simão Pedro!

Por todo o livro de Atos lemos estas palavras: "Deus lhes disse", "o Senhor falou", "o Espírito Santo declarou", "o anjo respondeu". O céu não estava fechado. Eles tinham a clara mente do Senhor; nada havia de "nebuloso", ou revestido de subterfúgios com relação a que ouviam. Era muito prático, muito pormenorizado, e muito claro. Mas a palavra do céu vinha só depois de muita oração, após fechar-se a sós com Deus em secreto.

"Na igreja de Antioquia havia alguns profetas e mestres, a saber: Barnabé e Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo. Servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, depois de jejuarem e orarem, puseram sobre eles as mãos, e os despediram. Assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia, e dali navegaram para Chipre" (Atos 13:1-4).

Eles jejuaram e oraram até que viesse a palavra; e então jejuaram e oraram de novo antes de enviá-los!

Mais tarde Paulo se levanta diante da multidão furiosa de judeus em Jerusalém, e narra sua história milagrosa:

"Como eu não via, por causa do esplendor daquela luz, fui guiado pela mão dos que estavam comigo, e cheguei a Damasco. Certo Ananias, homem piedoso conforme a lei, que tinha bom testemunho de todos os judeus que ali moravam veio ter comigo, e apresentou-se, dizendo: Saulo, irmão, recobra a vista. Naquela mesma hora o vi. Disse ele: O Deus de nossos pais de antemão te designou para conheceres a sua vontade, e ver o Justo, e ouvir a voz da sua boca. Hás de ser testemunha para com todos os homens, do que tens visto e ouvido" (Atos 22: 11-15).

Paulo deixou muito claro que se tratava mais do que uma simples conversão miraculosa - devia se tornar um estilo de vida.

Havia três coisas que Deus desejava para Paulo: que ele conhecesse a Sua vontade, que tivesse uma visão de Cristo, e que ouvisse Sua voz de Sua própria boca (significando que fôra uma realidade pessoal, e não por ouvir dizer).


O Povo de Deus Poderia Receber DEle a Mesma Palavra Clara
Se Buscasse com a Mesma Intensidade a Sua Face em Oração



Os cristãos raramente oram hoje, porque foram ensinados a "aceitar tudo pela fé". Pregamos a fé aqui na igreja de Times Square, mas não excluímos a oração. Ensinamos a obediência, o arrependimento, a Palavra, a fé e a oração! Há os que dizem: "Por que orar? Por que pleitear de Deus quando Ele já prometeu? Se Ele sabe do que necessitamos antes de pedirmos, por que continuar pedindo?" Alguns chegam a ensinar: "Se você pede quando Ele já prometeu, é incredulidade. Simplesmente reivindique a promessa e depois descanse; não há necessidade de pedi-la em oração."

Abraão tinha a promessa segura de tornar-se uma poderosa nação; Deus já lhe tinha prometido isto. "Toda esta terra que vês, hei de dar a ti...Farei a tua descendência como o pó da terra" (Gênesis 13:15,16). Deus havia prometido abençoar aos que o abençoassem e amaldiçoar aos que o amaldiçoassem. Abraão tinha muita fé, tanta que Deus lha atribuiu para justiça: "Creu Abrão no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça" (Gênesis 15:6). Aqui está um homem de Deus, firme nas promessas do Senhor e cheio de fé; não obstante ele corria ao altar repetidas vezes para orar. "Dali passou para o monte ao oriente de Betel...ali edificou um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor" (Gênesis 12:8).

De novo, depois de subir do Egito, passada a fome, diz a Bíblia: "Subiu, pois, Abrão do Egito...Era Abrão muito rico em gado, em prata e em ouro. Fez suas jornadas do Neguebe até Betel...até o lugar do altar...Ali invocou Abrão o nome do Senhor" (Gênesis 13:1-4). Vemos, pois, que nem a sua fé nem as promessas de Deus substituíram a oração.

Moisés, também, dava mais valor à sua intimidade com Deus do que à qualquer bênção. Olhe para ele em pé no cimo do monte com os braços levantados para Deus, sustentados por Arão e Hur, um de cada lado! Deus já havia prometido que os amalequitas seriam derrotados e Israel tinha a promessa da vitória. Não obstante, Moisés sobe ao monte para invocar a Deus com as mãos levantadas: "Edificou Moisés um altar, e lhe chamou: O Senhor é a minha bandeira" (Êxodo 17:15).

Somos ateus neste assunto de oração, quando comparados com a igreja primitiva. Muitos hoje consideram a oração secreta como tarefa árdua e enfadonha. Por isso a executam só de quando em quando - e na maioria das vezes envergonhados por fazê-lo. Pode você imaginar um marido e a esposa vivendo na mesma casa, raramente falando um com o outro; mas em público, ela fala com ele como se fossem íntimos? Quando conversa com ele dentro do lar, mostra-se enfarada, desvia os olhos para outro lugar, depois o negligencia dias seguidos. É deste modo que alguns tratam nosso bendito Senhor! Oração, a oração em secreto, é a mais poderosa arma que Deus deu a Seu povo; contudo, é desdenhada, negligenciada, e raramente usada.

Deus está ansioso para nos mostrar que também temos poder na oração. Ele nos dá este glorioso lembrete em Tiago 5:16-18:

"Portanto, confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, e orou com fervor para que não chovesse, e durante três anos e seis meses não choveu sobre a terra. E orou outra vez e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto."

Elias era humano e atingido pelas mesmas coisas que nós somos: estava sujeito aos mesmos temores, anseios, esperanças, desesperos, e necessidades - entretanto suas orações alcançaram resultados! Deus está nos mostrando o que fazer em cada crise. Correr para Ele! Tornar-se fervoroso! Orar com portas abertas e portas fechadas! Elias orou fervorosamente, continuou orando e esperando até que o Senhor respondeu. Sete vezes mandou seu servo perscrutar o horizonte em busca de apenas um pequeno sinal.

Hoje, depois de uma ou duas sessões, desistimos e nos iramos com Deus. Dizemos: "Para mim não funciona. Orei e meu marido e eu continuamos com problemas, e ainda não consegui o que queria." É óbvio que as pessoas deixam de orar porque acham que a oração não funciona. Não sabem o que significa perseverar na oração - voltar como Elias vez após vez com a cabeça até o chão. A isto se chama "trancar-se com Deus". No Antigo Testamento dá-se o nome de "lutar com Deus". A oração de Jacó era: "Não te deixarei ir, se me não abençoares" (Gênesis 32:26). A espera, as demoras, têm um propósito: amoldarmo-nos a Cristo. Não conseguiremos passar muito tempo em Sua presença sem que venhamos a conhecê-Lo. Quanto mais tempo demora a resposta e mais você insiste em oração, tanto mais importante Cristo se torna e tanto menos importante se torna a resposta. De um jeito ou de outro, você sai ganhando!


Deus Vai Chamar Um Povo Remanescente Para
Ficar a Sós com Ele.



Os profetas predisseram que nos últimos dias, quando as calamidades viessem, Deus chamaria um remanescente para fechar-se com Ele. Daniel entendeu que relógio do tempo divino era para sua época, pois havia estudado os profetas do passado. "Eu, Daniel, entendi pelos livros, que o número de anos, de que falou o Senhor ao profeta Jeremias, era de setenta anos. Dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e rogos, com jejum, pano de saco e cinza" (Daniel 9:2-3). Estudando o profeta Jeremias, Daniel descobriu que os setenta anos de exílio estavam prestes a terminar. Diz Jeremias 29:10,11: "Assim diz o Senhor: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, atentarei para vós, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando-vos a trazer a este lugar. Pois eu sei os planos que tenho para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar uma esperança e um futuro."

Por que Daniel não se regozijou? Por que não se agarrou à promessa pela fé e descansou? Por que começou a chorar, orar, e jejuar, sentando em pano de saco? Foi porque ele também descobriu uma condição para que toda esta bondade acontecesse. Sim, Deus prometeu libertá-los, fazer-lhes o bem; mas, aí estão os versículos 12-14 do mesmo capítulo: "Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor. e farei voltar os vossos cativos". O pecado, ou o desinteresse, podem frustrar as promessas de Deus. Daniel descobriu no capítulo 4 de Deuteronômio a advertência de Moisés de que Israel seria disperso por causa do pecado, mas também a promessa de que a nação poderia ser liberta. "Então dali (do cativeiro) buscarás ao Senhor teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma" (Deut. 4:29).


Onde Estamos Nós na Profecia ?


Fazendo a mesma busca nos profetas, podemos descobrir onde nos encontramos na profecia. Creio que somos encontrados no capítulo 26 de Isaías e em Deuteronômio 4:29-31. Lemos em Deuteronômio 4:30 e 31: "Quando estiveres em angústia, e todas estas coisas te alcançarem, então nos últimos dias voltarás para o Senhor teu Deus. e ouvirás a sua voz. Pois o Senhor teu Deus é Deus misericordioso, não te desamparará, nem te destruirá, nem se esquecerá da aliança que jurou a teus pais."

Esses versículos não se destinavam ao tempo de Daniel. Eles são para os últimos dias, para o nosso tempo. No capítulo 26 de Isaías, Deus diz que Sua bondade já demonstrada não produziu arrependimento: "Ainda que se mostre favor ao ímpio, nem por isso aprende a justiça; até na terra da retidão ele pratica a iniqüidade, e não atenta para a majestade do Senhor" (Isaías 26:10).

A nossa nação foi fundada para ser uma terra para os retos. Deus favorece-nos e tem mostrado Sua bondade a fim de levar-nos ao arrependimento. Mas nosso país procede perversamente e não reconhece o poder de Deus, e Sua obra a nosso favor. Por isso Deus vai enviar juízos imediatos: "Com a minha alma te desejo de noite, e com o meu espírito, que está dentro em mim, madrugo a buscar-te. Quando os teus juízos reinam na terra, os moradores do mundo aprendem retidão" (Isaías 26:9). Uma noite de juízo entrou na visão profética de Isaías, e um povo vê esta noite de trevas caindo. Eles se voltam para o Senhor a fim de buscá-Lo com tudo o que neles há.

Deus está suscitando um remanescente em trabalho de parto.

"Como a mulher grávida, quando está próxima a sua hora, tem dores de parto, e dá gritos nas suas dores, assim fomos nós por causa da tua face, ó Senhor! Concebemos nós, e tivemos dores de parto, mas isso não foi senão vento. Livramento não trouxemos à terra, nem nasceram moradores do mundo. Mas os teus mortos viverão; os seus cadáveres ressuscitarão. Despertai e exultai, os que habitais no pó. O teu orvalho, ó Deus, é como o orvalho das ervas; a terra lançará de si os mortos" (Isaías 26:17-19).

Aqui está uma mulher "dando gritos nas suas dores". Esta mulher é a igreja que sai de dentro de uma igreja! Nos últimos anos houve alguma coisa tentando nascer; houve fortes dores de fome e um clamor de dor espiritual. Você buscava ser liberto, por isso ia daqui para ali buscando livramento, mas só obteve ventos de doutrinas conflitantes! Estava espiritualmente morto ou moribundo. Entretanto seu coração foi despertado e você ressurgiu! Existem centenas de pessoas nesta situação. "Os vossos mortos...viverão." Você acordou e agora canta um cântico novo. "Teu orvalho, ó Deus, será como o orvalho da vida." Há glória do Senhor sobre você, como o orvalho do céu, por causa da luz. "Orvalho de vida" se traduz por "nascido de luz sobrenatural". Deus trouxe para você a luz de Sua gloriosa Palavra. Você está desperto e canta. Você ressuscitou dos mortos com uma nova luz de Sua Palavra a cada dia, como o orvalho.

"Vai, povo meu, entra nos teus quartos, e fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te só por um momento, até que passe a ira. Vede, o Senhor sairá do seu lugar, para castigar os moradores da terra por causa da sua iniqüidade. A terra descobrirá o seu sangue; não encobrirá mais aqueles que foram mortos" (Isaías 26:20-21).

Deus nos adverte com antecedência que Sua indignação vai irromper sobre a terra. Indignação aqui significa fúria exasperada, ira incandescente contra o pecado. O Senhor está agora mesmo se agitando à medida que Sua ira se exaspera. Ele vem em Seu cavalo branco e fará uma obra rápida de julgamento ("a terra descobrirá o seu sangue e não encobrirá mais aqueles que foram mortos"). Deus vai abrir o ventre da terra e derramar correntes de sangue - o sangue de crianças inocentes! Cada gota de sangue que as nações assassinas têm derramado é lançada numa poderosa represa, uma represa de sangue inocente, e cada célula viva da corrente de sangue clama por vingança. A terra vomitará de seus túmulos ossos e até os menores membros já não serão escondidos! Cem milhões de crianças chorando, um oceano de sangue derramado!

Quando a economia mundial se espatifa no chão, os que são espirituais ouvem por trás de tudo isto, o chacoalhar desses ossos minúsculos. Quando a lua tornar-se em sangue, ela será um reflexo daquele mar de sangue dos inocentes.

Onde estará o remanescente santo? Fechado com Deus, escondido no lugar secreto de oração! Amados, há um dilúvio que se aproxima: "Então a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, a fim de fazer com que ela fosse arrebatada pela corrente...então o dragão irou-se contra a mulher e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus e mantêm o testemunho de Jesus" (Apocalipse 12: 15, 17). Há uma guerra contra o remanescente! É um rio de imundícia, concupiscência e tentações. O aparelho de televisão é uma larga comporta escancarada que está levando de roldão milhões de cristãos. Eles são "arrebatados pela corrente". Isso é guerra, mas não contra a carne e o sangue. Devemos lutar ajoelhados!

Os que não oram, que não estão preparados, não resistirão neste dia de juízo; serão subjugados pelas hordas de demônios! Em Apocalipse 6:17 se faz esta pergunta: "Pois é vindo o grande dia da ira deles, e quem poderá subsistir?" Todo filho de Deus que se fecha com Ele durante a indignação subsistirá.

"Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes" (Efésios 6:13).

"Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar e apresentar-vos jubilosos e imaculados diante da sua glória" (Judas v. 24).

"Pois ele virá como uma corrente impetuosa, que o sopro do Senhor impele" (Isaías 59:19). Tempos virão em que você será inesperadamente aniquilado. Você estará se aquecendo ao sol, regozijando-se, dando-Lhe graças, quando sem saber como, será esmagado. Poderá ser por seu temperamento porque Satanás provocará você. Poderá ser medo, numa torrente inesperada. Poderá ser uma enfermidade, derrubando-o e roubando-lhe a força. Ou poderá ser uma antiga concupiscência que você detesta e que julgava vencida; você não a buscou, mas lá está ela, como um dilúvio! Poderá ser tristeza ou depressão; você nem mesmo vai saber o que a está causando, mas de repente você é inundado por ela.

Todavia, como Davi podemos dizer:

"Com a minha voz clamo ao Senhor; com a minha voz ao Senhor suplico. Derramo a minha queixa perante a sua face; exponho-lhe a minha angústia. Quando dentro em mim desfalece o meu espírito, és tu quem conheces a minha vereda; no caminho em que eu ando ocultaram-me um laço. Olha para a minha direita, e vê; ninguém há que se interesse por mim. Refúgio me falta; ninguém cuida da minha alma. A ti, ó Senhor, clamo; eu digo: Tu és o meu refúgio, a minha porção na terra dos viventes. Atende ao meu clamor, pois estou muito abatido; livra-me dos meus perseguidores, pois são mais fortes do que eu. Tira a minha alma da prisão, para que eu louve o teu nome. Então os justos me rodearão, por causa da tua bondade para comigo" (Salmo 142).

* SALVOS PORÉM INFELIZES


                                                  SALVOS PORÉM INFELIZES


Milhares de pessoas pertencentes ao povo de Deus cobriam a praia, observando o desenvolver de uma cena milagrosa: “As rápidas águas do mar desmoronaram sobre o grande exército do faraó!”.

Como deve ter sido incrível esta cena - e quão aterrorizante deve ter sido testemunhar esta visão e os seus sons! Relinchos de cavalos, gritos de soldados, as rodas dos carros de guerra se soltando para todos os lados, homens surgindo inesperadamente na superfície das águas em busca de ar e a seguir desaparecendo sob as ondas, milhares de corpos aniquilados lançados sobre a praia.

Estima-se que um milhão e meio de israelitas presenciaram estes acontecimentos - 600.000 homens, segundo as Escrituras, e provavelmente outros 900.000 mulheres, netos e filhos. Na minha mente imagino um quadro em que estas pessoas se encontram aterradas - se ajoelhando, suas mãos elevadas em louvor, dominadas pela visão do poder de Deus em ação. Míriam, a irmã de Moisés, espontaneamente conduz centenas de moças que dançavam, em uma procissão de vitória. Milhares de tamborins soavam, enquanto dezenas de milhares de vozes exuberantes proclamavam hosanas em altas vozes!

Caso tivesse estado lá naquele dia, você perguntaria a qualquer israelita: “Você concorda que esta visão impressionante e milagrosa lhe causou uma tamanha impressão, que agora você nunca mais duvidará de Deus - não importa o que tenha de enfrentar no resto desta jornada?”

É quase certo que a resposta teria sido: “Sim! Sim! Como a gente poderá duvidar de um Deus que enterra todo um exército? Ele é um Deus que opera milagres - nós jamais vimos algo semelhante a isto. Nunca mais duvidaremos dEle outra vez!”.



Esta Grande Fé Da Parte De Israel
Durou Exatamente Três Dias!



Creio que o povo de Israel desejava confiar em Deus de todo o seu coração, e provavelmente estava convencido de que iria fazer isto. Os homens e as mulheres de renome, e os anciãos de altos princípios, todos ansiavam enormemente poder gastar as suas vidas confiando nEle de modo completo. Planejavam plenamente marchar cada quilômetro em direção à Terra Prometida cheios de fé, e entrar nela dizendo: “Nós vimos as dez pragas do Egito. Nós vimos o modo maravilhoso pelo qual Deus abriu o Mar Vermelho e destruiu o nosso inimigo. Nós testemunhamos cada uma das coisas milagrosas que Ele realizou. Quem poderia alguma vez duvidar de um Deus tão grande e poderoso?”.

E assim ocorre hoje em dia! Quase todos os verdadeiros seguidores de Cristo esperam confiar em Deus até o fim. Todos pretendemos viver nossas vidas cheios de fé, sem duvidar, sem se queixar. Dizemos: “Tenho visto milagres em minha própria vida -- eu tive as minhas próprias experiências do Mar Vermelho. Como posso duvidar dEle, após ter feito tudo isto por mim?”

Mesmo assim, lhe pergunto: já pensou que um dia você pode acabar igual aquele Israel ingrato, reclamador e queixoso? Tristemente, muitos cristãos nestes últimos dias já se tornaram iguais a Israel! A Bíblia declara que nos tempos do fim, muitos perderão a sua fé e abandonarão o seu primeiro amor. Eles acabarão em um deserto de dúvida e de incredulidade - salvos, porém infelizes!

Paulo escreveu a Timóteo,  “Mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé” (I Tim. 1:19).

Paulo escreveu estas palavras logo após o Pentecostes -- imediatamente após Deus haver Se movido poderosamente no meio deles. E ele estava dizendo que já muitos haviam naufragados na descrença!

O próprio Jesus disse:  “...quando vier o Filho do homem, achará, porventura, fé na terra?” (Luc. 18:8).

Em outras palavras: “Ao voltar para o Meu povo, irei Eu encontrar fé verdadeira entre eles?”

Certa vez tive dificuldades em engolir estas palavras. “Mas, Senhor -- veja a grande fé que está em toda parte! Há tantos andando na fé, falando da fé, pregando a fé. Há até mesmo os assim chamados ‘ministros da fé’!”

Então o Senhor me fez recordar: dentre aqueles 600.000 israelitas que haviam decidido confiar nEle sempre, apenas dois conservaram a sua fé! Isto mesmo: 599.998 perderam a   fé! Apenas Josué e Caleb creram e jamais duvidaram - e eles foram os únicos a entrar na Terra Prometida. Todos os outros israelitas, com idade acima dos vinte anos, cada um daqueles que haviam testemunhado as pragas do Egito, e que louvaram a Deus pelo livramento no Mar Vermelho - morreram na dúvida, em um deserto de infortúnio!



Esta Mensagem É A Respeito De Como Uma
Pessoa Pode Ser Salva - Porém Muito Infeliz!



Quero lhe falar sobre como alguém pode sair de uma terrível escravidão e contudo jamais alcançar a plenitude de Cristo! A verdade é que muitos cristãos gastam toda a sua vida perdidos em um deserto - flagelados pela depressão, pelo medo, pela ansiedade e a descrença.

Primeiro, você precisa saber o que significa a Terra Prometida. Ela não representa os céus, como muitos acham. No dia que os israelitas entraram em Canaã, as guerras começaram - mas sabemos que quando chegarmos ao céu, todas as guerras cessarão.

Em vez disso, Canaã significa para sempre a plenitude máxima da vida abundante. Canaã era uma terra de onde “mana leite e mel” - e isto significava bênçãos abundantes, um modo de vida cheio de paz, um descanso em relação a todo o temor.

Amados, hoje a nossa Terra Prometida é Jesus Cristo em nós! Ele é a nossa herança. Descansamos em Sua fidelidade, gozamos de Sua presença, e alegramo-nos nEle em todos os nossos dias. Deus nunca planejou que ficássemos presos a um deserto vazio e árido. Através do Seu Filho Ele providenciou para nós a vida abundante - uma vida livre de todas as preocupações e ansiedades. É uma vida que é totalmente entregue às mãos de Deus - e que confia inteiramente em Sua vontade e em Seu amor!

Mas foi devido à dúvida que Israel enviou doze homens de confiança para espionar a boa terra. Sempre fico pensando: por que enviariam eles espiões se Deus já havia lhes dito que a terra era boa e pertencia a eles?

Foi devido ao medo! Em temor eles enviaram os doze - e dez deles voltaram trazendo um relatório covarde! Relataram estórias a respeito de gigantes, enormes muralhas, barreiras impossíveis. E avisaram: “As pessoas de lá são como gigantes - perto deles somos como gafanhotos. Esta terra vai nos devorar!”.

Apenas dois dos espiões, Josué e Calebe, conservaram sua fé no poder de Deus para um livramento. E testificaram: “Somos capazes de irmos contra eles, se Deus se agradar de nós. Eles, para nós, são alimento! Como vocês vão querer comparar gigantes com o nosso poderoso Deus?”

Mas naquela noite, os outros dez espiões foram de tenda em tenda e de tribo em tribo disseminando dúvida e medo. E durante a noite inteira podia se ouvir o pranto do povo em suas tendas:

“...toda a congregação...gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite” (Num. 14:1).

Que noite de infâmia foi esta -- e como Deus deve ter se entristecido! Os anjos dos céus devem ter ficado incrédulos, imaginando “Como pode acontecer uma coisa destas? Como é que uma nação tão saturada de milagres pode esquecer o poder e a fidelidade de Deus para com eles? Como poderia alguém concluir que Deus não é capaz de colocá-los dentro da terra?”

Contudo, ouça a blasfêmia de Israel com suas palavras de dúvida e amargura:

“Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto! E por que nos traz o Senhor a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito? E diziam uns aos outros: Levantemos um capitão e voltemos para o Egito” (vs. 2-4).

Voltar para o Egito? Sem água, sem maná, sem direcionamentos, sem uma nuvem ou uma coluna de fogo para os guiar? Eles não iriam sobreviver nem uma semana se fossem eles mesmos cuidar de si! Mesmo que chegassem até o Mar Vermelho, como iriam atravessá-lo? E se o atravessassem, como iriam enfrentar uma nação zangada que havia perdido todos os seus primogênitos, o seu exército e o seu faraó? O Egito iria buscar vingança!

Talvez neste instante você esteja enfrentando a maior luta de sua vida. O inimigo está chegando por todos os lados. Você sabe que possui um Deus poderoso do seu lado - mas a única coisa que você pode ver é a batalha na sua frente. Você diz: “Oh Deus, por que o Senhor me colocou nesta dificuldade? Não consigo sair desta! Quando fui salvo eu não sabia que ia ser tão difícil, que eu teria de lutar tanto assim. Achava que eu iria seguir o meu caminho em Jesus, e que tudo estaria ótimo.”

Então, agora, alguns estão pensando em simplesmente fazer as malas e voltar para a sua velha vida. Mas, até onde eles acham que vão conseguir chegar? Não possuem direção, provisões e o Espírito de Deus para os guiar. E o que acham que o diabo fará com eles, uma vez tendo retornado? Para começar, ele já está furioso por eles já terem sido salvos; e agora eles se levantaram e testificaram contra ele. Você acha que ele vai abrir os braços para eles? Não! Ele vai procurar o seu sangue - ele vai tentar matá-los! Ele quer vingança!

Recentemente, duas jovens perturbadas resolveram deixar a nossa Casa de Hannah. E, tragicamente, em poucas semanas caminharam para a morte: ambas com sobre-dose de drogas! Vez após outra vemos a destruição chegar sobre aqueles que dizem: “Voltarei para o Egito!”. Isto ocorre porque o diabo é um tirano severo - e porque o salário do pecado é a morte!

Neemias disse o seguinte a respeito de Israel:

“...e na sua rebelião levantaram um chefe, com o propósito de voltarem para a sua escravidão...” (Neemias 9:17).

Eles voltaram á escravidão! Acharam que iriam voltar para algo mais fácil do que a batalha espiritual que tinham enfrentado. Mas eles ainda não tinham visto nada!

Ouça estas palavras incríveis do Senhor;

“...até quando me provocará este povo e até quando não crerá em mim, a despeito de todos os sinais que fiz no meio dele? Com pestilência o ferirei e o deserdarei; e farei de ti povo maior e mais forte do que este” (Num. 14:11-12).

Deus dizia: “Este povo chegou ao limite! Eles confirmam a sua falta de fé. Quanto mais faço por eles, mais agem com dúvida e com medo. Agora vou riscá-los do mapa! Vou lhes destruir, Moisés. E a seguir construirei uma nova nação a partir de ti, pois tens sido fiel.” Porém Moisés apelou a Deus para que demonstrasse a Sua grande misericórdia, longanimidade e Seu grande perdão:

“Perdoa, pois, a iniquidade deste povo, segundo a grandeza da tua misericórdia e como também tens perdoado a este povo desde a terra do Egito até aqui” (V. 19).

Isto me traz ao âmago da minha mensagem:



Você Pode Ser Perdoado - Porém
Ficar Excluído Da Plenitude!



Você pode ser um receptor das grandes misericórdias, bênçãos e da proteção de Deus - e contudo nunca desfrutar da vida de poder e de descanso que Ele planeja para você. Esta é a conseqüência da falta de fé!

Então, Deus ouviu o apelo de Moisés, e perdoou os terríveis pecados de Israel:

“Tornou-lhe o Senhor: Segundo a tua palavra, eu lhe perdoei” (Num. 14:20).

Mas qual foi a reação do povo?

“(Eles)...recusaram a ouvir-te, e não se lembraram das tuas maravilhas, que lhes fizeste; endureceram a sua cerviz, e na sua rebelião levantaram um chefe, com o propósito de voltarem para a sua servidão no Egito. Porém tu, ó Deus perdoador, clemente e misericordioso, tardio em irar-te e grande em bondade, tu não os desamparaste” (Neem. 9:17).

Deus ainda demonstrou a Sua misericórdia, o Seu amor e a Sua longanimidade por um Israel descrente:

“Todavia, tu, pela multidão das tuas misericórdias, não os deixaste no deserto. A coluna de nuvem nunca se apartou deles de dia, para os guiar pelo caminho, nem a coluna de fogo de noite, para lhes alumiar o caminho por onde haviam de ir. E lhes concedeste o teu bom Espírito, para os ensinar; não lhes negaste para a boca o teu maná; e água lhes deste na sua sede. Desse modo os sustentaste quarenta anos no deserto, e nada lhes faltou; as suas vestes não envelheceram, e os seus pés não se incharam” (Neem. 9: 19-21).

Você pode estar imaginando: “Eles estavam numa boa! Haviam sido perdoados, ainda estavam sendo guiados, desfrutando da abundância do Espírito, estavam sendo cuidados,
alimentados e vestidos. O que mais poderiam desejar?”

Sim, mas há algo muito errado em tudo isto - algo tremendamente triste e trágico! Veja: eles estavam salvos, perdoados e abençoados -- mas não estavam indo para lugar algum! Estavam desperdiçando as suas vidas, porque haviam sido excluídos para sempre do que de melhor havia da parte de Deus! Haviam sido condenados à uma “vida no deserto” -- para ficarem ressecados, perturbados, inquietos, vazios, infelizes para o resto dos seus dias. E eles jamais conseguiriam chegar até a Terra Prometida!

“nenhum deles verá a terra...” (Num 14:23).

Ees foram excluídos, deserdados! Deus literalmente quebrou a Sua promessa para eles - a promessa de trazê-los à uma vida de paz e descanso:

“...e tereis experiência do meu desagrado” (v. 34).

Por que Deus tomou uma atitude tão drástica? Por que rompeu Ele a Sua promessa e os condenou à uma vida em um deserto seco, cheio de uivos e de serpentes? Foi devido à falta de fé - pura e simplesmente! Transformou-se em um hábito para eles se esquecer de toda a fidelidade de Deus no passado. E a cada nova crise, eles murmuravam e reclamavam!

Mas amados, estas não eram pessoas abandonadas! Elas foram salvas, libertas da escravidão. Os sacrifícios de sangue continuavam. O maná continuava chegando. A água da Rocha, ainda fluía. A coluna e a nuvem ainda eram visíveis. Contudo, Israel era um povo com defeitos e sem vida. Deus dava a isso o nome de mal!

“E contra quem se indignou por quarenta anos? Não foi contra os que pecaram, cujos cadáveres caíram no deserto? E contra quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão contra os que foram desobedientes? Vemos, pois, que não puderam entrar por causa da incredulidade” (Heb. 3: 17-19).

Israel não foi deserdado devido à idolatria, à fornicação ou à cobiça. Foi devido à incredulidade! Deus lhes disse: “Vocês não irão a lugar algum. As suas vidas serão
consumidas no deserto!”.

Você pode imaginar o que vem a ser o tormento de se viver sob o medo uma vida inteira? Por quarenta anos este povo andou em círculos, tendo suas vidas se resumido à uma mera sobrevivência. Perderam-se em coisas insignificantes - se aborrecendo, reduzindo-se às atividades de rotina, sempre a reclamar, sempre adoentados, constantemente se preocupando a respeito de coisas que nunca iriam acontecer.

Este é o quadro do que sucede quando se perde a fé! Você então se preocupa com cada um dos mínimos problemas que surgem. Fica sempre questionando Deus: “Por quê?” E você jamais possui força, poder, alegria ou esperança. Deus lhe diz: “Volte para o deserto! Não, eu nunca lhe abandonarei. Mas você jamais chegará a lugar algum!”.

Pode-se argumentar neste ponto: “Isto é tudo teologia do Velho Testamento. No Novo Testamento Deus não trata seus filhos de modo tão severo.”

Mas o escritor de Hebreus responde: “Sim! Ele trata de modo tão severo sim!”.

“Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo... Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, seguindo o mesmo exemplo de desobediência” (Heb. 3:12; 4:11).

Somos prevenidos a não cairmos na mesma incredulidade que condenou Israel à vida no deserto: “Vocês nunca entrarão! Suas vidas serão desgastadas e áridas! Deus os entregará à dúvida e à incredulidade - e vocês passarão o resto do seu caminhar cristão em absoluta infelicidade!” A incredulidade pode impedir-nos de entrar, como fez com Israel!

Fico muito feliz de não ter estado no lugar de Moisés durante aqueles quarenta anos no deserto, pastoreando aquela congregação de diferentes matizes. Como se poderia gostar de ser um pastor a quem Deus declara: “Não pregue mais a respeito da fé para o seu povo. Não vai adiantar! Eles endureceram-se em sua incredulidade, confirmaram a sua dúvida, são reclamadores habituais. Vou abster-Me deles -- porém eles consumirão os seus dias em infelicidade, andando em círculos. Você possui quarenta anos de tristes funerais à sua frente!”.

Até Moisés teve de aprender: a misericórdia, o perdão e a longanimidade de Deus não podem apagar as conseqüências da incredulidade enraizada! A incredulidade quebra cada uma das promessas de Deus. Ela lhe exclui inteiramente da plenitude de Cristo. E direciona você para um árido deserto!

Acredito que a grande maioria dos cristãos jamais adentrem a repousante vida da plenitude de Cristo. Eles gastam todos os seus dias salvos porém infelizes! Não experimentam as alegrias das vitórias ganhas pela fé; desconhecem uma vida livre das preocupações contínuas; jamais desfrutam da paz e da alegria que chegam a cada um que confia todas as coisas às mãos do Senhor. Só uns poucos Josués e Calebes chegam a entrar pela fé na vida abundante!

Eis uma outra grande lição que precisamos aprender da experiência de Israel:



Precisamos Ser Muito Cuidadosos A Respeito
Do Que Dizemos Diante Do Senhor Quando
Enfrentamos As Dificuldades!



Como é perigoso comunicar a dúvida para os outros! As Escrituras revelam que os dez espiões “...que infamaram a terra, morreram da praga perante o Senhor” (Num. 14:37).

E o que sucedeu àquela congregação cheia de reclamações? E aqueles que clamaram: “Por que Deus nos trouxe para esta terra, para morrermos à espada? Ele deveria ter nos deixado morrer no deserto!”.

Deus lhes respondeu: “Está certo! Vocês morrerão no deserto!”.

“...Por minha vida...como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros. Neste deserto, cairá o vosso cadáver, com também todos os que de vós foram contados...de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes” (Num. 14:28-29).

Estas palavras podem lhe parecer ásperas. Pode-se pensar, “Mas os israelitas eram apenas humanos! Foram desenraizados da terra, viajavam de um lado para o outro, se preocupavam com seus filhos. As suas declarações partiram de um temor humano - as suas reações foram naturais. Com certeza Deus compreenderia isto.”

Não! Deus não está procurando reações “apenas humanas” -- Ele está procurando reações de fé! Ele deseja um povo que diga: “Creio na Palavra de Deus -- e creio que Ele está mais interessado na minha família do que eu! Não agirei premido pelo medo, pois Deus é fiel para me guardar nestes tempos conturbados. Nem a doença ou a morte podem me separar do Seu amor e do Seu cuidado por mim!”.

“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Heb. 11:6). “Aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura” (10:22).



Se Quisermos Ser Fiéis Nestes Últimos
Dias, Necessitamos Ser Fortes Na Fé --
E A Nossa Fé Precisa Ser Baseada
Unicamente Na Palavra De Deus!



A estratégia de Satanás nestes últimos dias é levá-lo a duvidar da realidade de Jesus! Ele vai usar todo o seu poder para fazê-lo duvidar que Deus está com você em todas as coisas. Satanás nomeou setenta e quatro teólogos de alta erudição, para lançarem dúvidas a respeito da divindade de Cristo. Este grupo é denominado “Seminário de Jesus”, e supostamente se coloca entre os maiores estudiosos bíblicos dos Estados Unidos da América. Eles se reúnem duas vezes por ano para votar quais palavras de Jesus são falsas e quais são autênticas. Até agora, votaram que quase todas as Suas palavras são um mito - uma fraude!

Revisionismo é o nome da moda teológica atual. Três livros recém publicados declaram o seguinte a respeito de Jesus:
  • Ele era um analfabeto de baixo nível;
  • Ele não pregou salvação do pecado através de Seu sacrifício;
  • Ele nunca trouxe o Sermão da Montanha;
  • Ele jamais curou aleijados, curou doenças ou realizou um milagre;
  • Não houve pães e peixes. Não houve transformação de água em vinho, nem ressurreição de Lázaro;
  • Não houve crucificação e nem ressurreição. Em vez disto, o Seu corpo foi devorado por cães raivosos;
  • Não houve nascimento virginal. Todos os relatos de Sua vida são mitos;
  • A adoração de Cristo é toda propaganda.

Esta conversa oca já dura séculos. Mas só agora os teólogos estão descendo de suas torres de marfim para propagá-las.

Um estudioso evangélico respondeu: “Estes homens estão tentando destruir a Jesus e aos evangelhos. Mas eles não conseguem trazer uma explicação de credibilidade do por quê através dos séculos, as pessoas têm estado prontas a morrer por Ele.” Ele está correto -- este tipo de devoção não é dada a um homem que foi devorado pelos cães. Ela é reservada para Aquele que ressuscitou e Se assenta entronizado no Céu!

Estes estudiosos cegos são uma piada; não acho que causem a mínima agitação na mente de Deus. No entanto, o que realmente afeta o coração do Senhor e O leva a Se irar é a incredulidade daqueles que se declaram consagrados a Ele!

Deixe que o Seminário de Jesus zombe de Deus; deixe que um milhão de homossexuais desfilem pelas ruas e blasfemem o Seu nome. Não creio que seja isto o que mais ofenda a Deus. Pelo contrário, estes não significam nada em Sua mente quando comparados à preocupação e à murmuração do Seu próprio povo! O que mais ofende a Deus é a incredulidade!

Tudo que exaspera a Deus está em Sua igreja - porque é aqui que estão os Seus interesses! O que diz respeito a Deus é que o Seu povo está sendo abalado em sua fé; que não confiam nEle em suas crises. Amados, o nosso pior pecado está em nossa recusa em crer que Ele fará o que prometeu! E isto O ofende mais que adultério, fornicação, drogas, álcool ou qualquer outro pecado da carne!

A Sua Palavra diz:

“...o Senhor sabe livrar da provação os piedosos...” (2 Ped. 2:9). “...Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (I Cor. 10:13).

Ou estes versículos são o evangelho, ou então são mentiras. Mas se são o evangelho, então devemos guiar-nos por eles! Deus deseja que estejamos capacitados a dizer: “Senhor, se eu morro aqui, confiando que Tu cuidarás de mim o tempo todo, então permitas que eu morra na fé. Viva ou morra, eu sou Teu!”.

Que venham todos os ventos e as ondas do inferno até você. Deixe que tudo venha até você. O nosso Deus é suficiente -- e Ele sabe como livrá-lo!

Ele planejou que você e eu tenhamos toda a alegria, a paz, a vitória e o descanso em nosso caminhar. Ele está buscando homens e mulheres que se levantarão contra o que está chegando neste período de trevas -- servos que se posicionarão com serenidade e com paz porque Cristo neles habita.

Deus assim deseja que você adentre este lugar de confiança. Ele deseja que você nunca mais tema -- mas que verdadeiramente descanse no Seu poder e em Sua capacidade. Ele sabe como lhe livrar de todas as armadilhas, de todos os sofrimentos e de todas as tentações -- se você simplesmente confiar nEle!

* O PRECIOSO SANGUE DE JESUS


 
O PRECIOSO SANGUE DE JESUS



 

O sangue de Jesus Cristo é, sem dúvida, o presente mais precioso que nosso Pai celestial deu à Sua Igreja. Contudo muito poucos cristãos entendem o seu valor e virtude.
Os cristãos freqüentemente cantam o poder do sangue. De fato, o hino da igreja pentecostal é "Há poder, poder, poder milagroso no precioso sangue do Cordeiro." Mas a maioria dos crentes raramente ingressa no poder deste sangue.
Simplesmente não conhecemos o grande significado do sangue. Por exemplo: constantemente "invocamos o sangue" como um tipo de fórmula mística de proteção. Mas poucos cristãos podem explicar sua grande glória e benefícios.
Se eu lhe perguntasse o que "poder do sangue" significa, você poderia responder, "Significa que os meus pecados foram redimidos -- que estou livre do cativeiro da iniquidade -- que todos os meus pecados estão cobertos." Mas além do perdão, o que o sangue de Jesus Cristo significa para você? Poderia você explicar a mim, à sua família, a um colega de trabalho qual o valor e a virtude do sangue de Jesus?
Quero lhe dar um entendimento maior da preciosidade do sangue de Jesus -- e como pode realizar mudanças maravilhosas na sua vida!
   



1. Nas Escrituras o Sangue é
Citado de Duas Maneiras --
Sangue Derramado e Sangue Aspergido!


    A maioria dos cristãos sabe a respeito do sangue que Jesus derramou por nós. Quando Cristo levantou o cálice na última Páscoa, disse:
"...Este é o cálice da nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vós." (Lucas 22:20)
Comemoramos Seu sacrifício todas as vezes que participamos da comunhão. Mas este é o limite de conhecimento da maioria dos cristãos sobre o sangue de Jesus. Sabemos somente sobre o sangue sendo derramado e nada sobre sendo aspergido!
A primeira referência bíblica à aspersão do sangue está em Êxodo 12:22. Foi ordenado aos israelitas que pegassem um molho de hissopo, e que este fosse molhado no sangue de um cordeiro sacrificado, e aspergido na verga da porta e suas umbreiras. Naquela noite, quando o anjo exterminador viesse e visse o sangue na umbreira da porta, ele passaria a casa.
Por favor entenda -- enquanto o sangue era deixado na bacia, ele não tinha nenhum efeito; era meramente sangue que havia sido derramado. O sangue adquiriu poder para salvar somente quando foi levantado da bacia e aspergido.
Por que não poderiam os israelitas simplesmente ter deixado a bacia na soleira da porta e dito: "Não importa o que faremos com ele. Além do mais, sangue é sangue"? Suponha que tivessem colocado a bacia em uma mesa coberta com uma toalha de linho, ou em um pedestal atrás da porta?
Eu digo o que teria acontecido: o anjo da morte teria ferido esta casa! Para cumprir seu propósito de proteção, o sangue teria que ser retirado da bacia e aspergido na porta.
Este sangue de Êxodo 12 é um tipo do sangue de Cristo. O sangue derramado no Calvário não foi desperdiçado -- ele não caiu no chão e desapareceu. Não, este precioso sangue foi coletado em uma fonte celestial.
Há um hino evangélico que diz, "Há uma fonte cheia de sangue, e pecadores mergulhados nesta corrente perdem sua culpa e mancha..." Contudo este conceito não é bíblico; nós não mergulhamos no sangue e nem nadamos nele. Não -- ele é aspergido sobre nós.

Se Cristo é o Senhor de sua vida, então o umbral de sua porta -- seu coração -- foi aspergido com Seu sangue. E esta aspersão não é somente para o perdão -- mas também para proteção!
Quando você é aspergido, você está totalmente sob a proteção do sangue de Cristo, contra todos os poderes destruidores de Satanás. Quando as tropas dele vêem o sangue de Cristo no umbral de sua porta, elas passam por você. Elas não lhe tocam -- porque não podem tocar alguém aspergido com o sangue de Cristo!
Então, veja, a preciosidade do sangue tem muito mais do que perdão. O sangue de Jesus não foi deixado na bacia -- mas foi retirado de lá e aspergido em nosso coração. E está esperando para ser aspergido nos umbrais dos corações ao redor do mundo!
Há também uma aspersão de sangue citada em Êxodo 24: 1-11. Nesta passagem, Deus fez um acordo com Israel. Ele prometeu, " Se obedecerem às Minhas palavras, serei Deus para vocês, e vocês serão o Meu povo."
Depois que Moisés leu a lei para o povo, eles responderam, "Nós entendemos -- e obedeceremos."
Eles concordaram com o acordo feito com o Senhor.
Agora, este acordo tinha que ser selado -- para ser confirmado e se tornar válido -- e isto só poderia acontecer através da aspersão de sangue sobre eles. Hebreus nos diz que Moisés "...tomou o sangue...e aspergiu não só o livro, como também sobre todo o povo..." (Hebreus 9:19)
O sangue derramado de oferendas queimadas era mantido em uma bacia. Moisés pegou um pouco deste sangue e despejou parte dele sobre o altar. Depois ele pegou hissopo, mergulhou-o na bacia e aspergiu um pouco do sangue nos doze pilares (representando as doze tribos de Israel). Finalmente, Moisés mergulhou o hissopo na bacia e aspergiu o sangue sobre o povo. Este sangue cobrindo povo, selou o acordo!
Fica claro na passagem acima que a aspersão do sangue deu aos israelitas pleno acesso a Deus, com alegria. Nesta ocasião o sangue não tinha nada a ver com perdão e remissão de pecado -- mas, antes, com comunhão. Eles agora ficaram santificados, purificados -- preparados para estarem na presença de Deus.
Depois Moisés, Nadabe e Abiú e os setenta anciãos subiram o monte para se encontrarem com Deus. E o Senhor apareceu a eles, vindo por um caminho feito de pedras de safira. Estes homens viram, diante deles, uma mesa arrumada -- e a Escritura infere que eles, com naturalidade, conforto e sem temor de julgamento, se sentaram na presença de Deus e comeram e beberam com Ele:
"Ele não estendeu a mão sobre os escolhidos dos filhos de Israel; porém eles viram a Deus, e comeram, e beberam." (Êxodo 24:11)
Isto é simplesmente maravilhoso! Estes homens puderam comer e beber na real presença de Deus -- considerando-se que pouco tempo antes, eles tinham temido por suas vidas. Tudo porque o sangue foi aspergido -- e eles entenderam a segurança, o poder, a proteção que havia nele. Eles não tiveram medo!
Amados, atualmente estamos em uma nova aliança com Jesus Cristo -- uma aliança selada pelo Seu próprio sangue. E hoje, igualmente, quando o Seu precioso sangue é aspergido em nossa alma, é com o propósito de comunhão. Assim sendo, você pode corajosamente -- com naturalidade, sem temor de julgamento -- entrar na presença de Deus para comunhão. A você foi dado acesso a Ele, sem nenhum pecado que o condene. Você está livre para conversar com Deus e usufruir da Sua companhia!
Uma das mais importantes aspersões de sangue era feita pelo sumo sacerdote. Uma vez por ano ele entrava no Santo dos Santos para fazer expiação, que significa "reconciliação." Este procedimento pretendia limpar os pecados do povo, e assim eles podiam ser reconciliados e ter comunhão outra vez com o Pai celestial.
O sacerdote carregava para dentro do Santo dos Santos um punhado de incenso, um incensário com carvão fumegante do fogo do altar, e um recipiente com o sangue de um novilho imolado. Dentro do Santo dos Santos havia uma arca, em cima da qual repousava uma tampa de ouro puro com um aba ao redor dela. Este era o propiciatório onde Deus "se assentava"; era a Sua verdadeira presença. O propiciatório tinha dois querubins de ouro, um de cada lado, cujas asas cobriam-no.
Depois de se purificar em uma elaborada cerimônia, o sacerdote entrava no Santo dos Santos com grande respeito e temor. Ele colocava o incenso no fogo, ascendendo uma fumaça aromática. (Isto representava as orações de Cristo, intercedendo pelo Seu povo. Jesus sempre se senta à direita do Pai, intercedendo pelos santos.)
Depois o sacerdote molhava o seu dedo no sangue e aspergia-o sete vezes sobre o propiciatório:
"Tomará o sangue do novilho e, com o dedo, o aspergirá sobre a frente do propiciatório; e diante do propiciatório, aspergirá sete vezes do sangue, com o dedo." (Levítico 16:14)
Quando o sangue era aspergido no assento de Deus, se consumava a remissão de todos os pecados, e eram cobertos todos os pecados do passado. Quando o sumo sacerdote saía, o povo sabia que Deus havia aceito o sacrifício, e que seus pecados haviam sido perdoados. Israel nunca duvidou disto!
Amados, nós também temos um sumo sacerdote -- Jesus, nosso Senhor. E Ele é o nosso Sumo Sacerdote, não somente uma vez por ano, mas o tempo todo -- até o fim do mundo! Jesus levou Seu próprio sangue para o verdadeiro propiciatório -- à presença de Deus, o Santo dos Santos -- e ofertou-o para a remissão de todos os pecados, de todos os crentes, de todos os tempos. Esta foi a aspersão final!
A respeito deste ato as escrituras dizem:
"Não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção." (Hebreus 9:12)
"Muito mais o sangue de Cristo...purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!" (versículo 14).
"...para comparecer, agora, por nós, diante de Deus" (Hebreus 9:24)
Jesus levou Seu próprio sangue aos céus por nós! E ele não está ali simplesmente guardado como uma lembrança. É para ser aspergido sobre todos aqueles que vão até Ele pela fé!
   



2. Como o Sangue de Jesus é
Aspergido no Coração?


    É triste verificar que muitos crentes não usufruem do poder e da virtude do sangue de Jesus. A escritura mostra-nos claramente -- é importante sabermos como o sangue foi aspergido nos nossos corações. Isto é realizado de duas maneiras:

  • O sangue é aspergido sobre nós pelo Espírito de Cristo, que vive em nós.


Jesus asperge Seu próprio sangue em nós quando, pela fé, nós recebemos Sua obra completada no Calvário. Esta não é uma aspersão física; antes, é uma transação legal e espiritual. Ele asperge o sangue nos nossos corações em resposta à nossa fé. O sangue de Jesus não produzirá algum efeito nas nossas almas, até que verdadeiramente creiamos no poder de Seu sacrifício no Calvário.
"A quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação [reconciliação], mediante a fé..." (Romanos 3:25).
Igrejas em todo mundo tomam parte regularmente da comunhão. Contudo, Paulo nos adverte para não "tomar o cálice indignamente." Ele aqui não se refere a participar da mesa da comunhão depois que tivermos falhado em algo; sabemos que se nos arrependemos do nosso pecado, Jesus nos perdoará e nos limpará de toda iniquidade.

Não -- acredito que Paulo esteja dizendo que devemos entender adequadamente o corpo de Cristo. Ele está falando sobre irmos à mesa do Senhor, bebendo o simbólico cálice do Seu sangue -- não acreditando, contudo, no poder deste sangue! Tem a ver com permanecer em condenação e medo -- não crendo que o sangue de Cristo nos justificou e santificou aos olhos de Deus.
Muitos crentes acham-se excluídos da maravilhosa experiência da mesa do Senhor, porque não vão, com fé, ao sangue. Paulo está dizendo, "Não é de admirar que muitos dentre vocês estejam doentes. Vocês estão fracos porque não acreditam na vitória total do sangue de Cristo!"

Tais cristãos estão dizendo, em essência, "Sei que é maravilhoso ser justificado pelo sangue de Jesus Cristo. Mas ainda tenho dificuldades em crer que o Senhor me considere justo. Afinal, eu ainda não cheguei lá. Eu ainda me esforço."
Amados, a verdadeira evidência da fé é o repouso! Se você crê de todo o seu coração, isso leva a sua consciência e a sua alma ao repouso. E quando vai à Ceia do Senhor e participa do cálice, você pode dizer, "Eu creio que estou salvo, perdoado, curado, porque creio no sangue. Eu confio nele!"

  • O sangue de Jesus é aspergido sobre a nossa alma através da pregação do Espírito Santo.


Quando você ouve Cristo e Seu sangue sendo exaltado em pregação do Espírito Santo, saiba que o sangue está sendo aspergido!
Quando Filipe pregou o evangelho para o eunuco, o coração deste homem foi impressionado pela palavra. Imediatamente pediu para ser batizado.
Filipe disse a ele, "...É lícito, se crês de todo coração..." (Atos 8:37).
Igualmente, todas as vezes que você se comove com a pregação ungida do Espírito Santo, gritando, "Senhor por favor, me dê toda Sua verdade" -- você está sendo aspergido com o sangue de Cristo, pela fé!
Neste momento, você pode estar querendo saber, "Como posso saber se o sangue foi aplicado ao meu coração?" Eis aqui três maneiras de você saber se foi aspergido pelo sangue:

  1. Se você atualmente está querendo andar na luz, permitindo que Espírito Santo evidencie todas as trevas que há em você, saiba que foi aspergido. "Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado." (1 João 1:7)
    João claramente está falando de alguém que está amando a Palavra, sem medo de reprovação -- que diz, "Senhor, brilhe a luz do Seu Espírito Santo em todas as fendas do meu coração. Eu quero andar na luz." Se você ama a luz, é um claro sinal que foi aspergido!
  2. Se você clama pelo poder e autoridade do sangue de Cristo quando está sob o ataque inimigo, saiba que foi aspergido.
    Quando aqueles que não foram aspergidos têm problemas, chamam seu melhor amigo ou um conselheiro, chafurdam no medo e condenação. Mas aqueles aspergidos pelo sangue imediatamente contam com o sangue de Jesus! Freqüentemente escutamos nos círculos cristãos a frase "invocar o sangue". Mas este não é um termo das escrituras. A palavra invocar aqui significa "justificar"; dando a entender mendigar, implorar. E esta é uma atitude defensiva.
    Eu acredito que a nossa atitude deve ser mais firme do que esta. Nós somos guerreiros -- comprados pelo sangue, salvos pelo sangue, mais do que vencedores por meio de Jesus Cristo! Não estamos em um tribunal com o diabo, defendendo uma causa. Não -- nós somos vitoriosos! Jesus conquistou a vitória por nós; Seu sangue prevaleceu. E creio que o nosso grito de guerra deveria ser, "Eu proclamo a vitória do sangue de Jesus!" Eu sou lavado, comprado, justificado, salvo, resgatado pelo sangue. E proclamo a vitória do sangue de Jesus!"

  3. Quando você está tão seguro do poder de purificação e de justificação do sangue que sua consciência não mais lhe condena, saiba que o sangue foi aspergido em você. Sua consciência realiza um trabalho prejudicial quando não lhe desperta ou não lhe anima a obedecer o evangelho. Ela é prejudicial quando desnecessariamente condena-o, acusa-o; quando traz, constantemente, à sua memória o quanto você falhou com Deus, causando depressão e medo.
    Mas quando você descansa totalmente no poder de purificação e justificação do sangue de Jesus -- quando você assume o controle da sua consciência no Espírito -- ela não é mais acusadora; antes, produz resultados adequados. Quando o diabo levanta uma má acusação, sua consciência proclama a vitória do sangue! "Aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza da fé, tendo o coração purificado de má consciência..." (Hebreus 10:22)
Uma consciência serena, purificada é sinal de ter sido aspergido com o Seu sangue!



3. Quais São os Benefícios
Que Fluem do Sangue de Jesus
Uma Vez Que o Seu Coração
Foi Aspergido ?



O sangue de Jesus nos redime do pecado e do poder das trevas.

"No qual temos a redenção pelo seu sangue..."(Efésios 1:7)
Nós não estamos mais sob condenação ou embaixo do medo!
Muitas pessoas foram redimidas e justificadas pelo sangue -- mas não sabem disso, porque vivem com medo e em condenação. Foi lhes concedido fé no Senhor -- mas não entraram na glória de serem justificadas pelo sangue.
São como um homem que contraiu uma enorme dívida e não podia pagá-la. O seu abastado chefe surge e paga a conta sem contar ao empregado -- depois chama-o para lhe dar a boa notícia.
O homem senta-se, recebe o dossiê com a relação das dívidas, e folheia as páginas para ver a lista de contas acumuladas. Ele pensa, "Eu nunca serei capaz de pagar tudo isto. Vão me colocar na cadeia!"
Quando o chefe vê o semblante apreensivo do seu empregado, fica perplexo. Ele diz, "Perdão -- você olhou a página um?" O homem folheia o dossiê de volta à primeira página, onde lê: "Pago integralmente."
Muitos cristãos são como este homem: não sabem que os seus pecados foram cobertos, pagos integralmente! Temos que adquirir este conhecimento, pela fé, de maneira a obter o benefício " que é a paz com Deus!

  • O sangue de Jesus comprou toda a igreja de Deus.
"...para pastoreardes a Igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue" (Atos 20:28).
A igreja de Cristo não está à venda! Esqueça a idéia de Satanás destruindo Sua igreja. Não torça as mãos, lastimando-se, "Ó não, a igreja está indo para o inferno." Não -- ela está indo para o céu! Por que? Porque foi comprada pelo sangue para a eternidade!

  • O sangue de Jesus derrubou todas as paredes.
"Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um, e destruiu a parede da separação, a barreira de inimizade que estava no meio" (Efésios 2:13-14).
Na Igreja de Times Square, isto tem um grande significado. Mais de setenta nacionalidades congregam nela, mas nossa igreja não tem paredes, nem nacionalidades. Somos todos um em Cristo -- uma igreja aspergida pelo sangue. Na verdade, aqueles que foram aspergidos pelo sangue não tem mais paredes. Todas elas desmoronaram!

  • O sangue de Jesus nos santifica.
"...o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado" (1João 1:7)
Isto deveria colocar no seu rosto um grande sorriso de confiança. Você está santificado -- completamente aspergido! Esta é uma tarefa contínua do Espírito.

  • O sangue de Cristo venceu Satanás e o afugentou.
"Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro, e pela palavra do seu testemunho...." (Apocalipse 12:11)
Qual é a palavra do testemunho? É simplesmente esta: "Eu acredito no sangue! Eu comprovo o poder dominador e vencedor do sangue de Jesus -- e proclamo sua vitória total!"
Se você quer dominar o diabo, permaneça no sangue -- e proclame o seu poder!
  • O sangue nos dá acesso ao Santo dos Santos -- ao nosso Pai Celestial -- sem repreensão.
"Portanto, irmãos, tendo ousadia para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus..." (Hebreus 10:19).
Devemos ir ousadamente ao nosso Pai -- sem medo!
   



4. O Que Deus Espera de Nós
Uma Vez Tendo Sido Aspergidos
Com o Sangue de Jesus?


   
Estamos de qualquer forma obrigados à aspersão? Sim -- e muito! Se tivermos sido aspergidos pelo sangue de Jesus, somos ordenados a fazer duas coisas:
  1. Viver na paz -- e nunca mais duvidar! Quando Moisés aspergiu sangue nos israelitas pecadores, eles nunca sequer duvidaram que foram perdoados ou aceitos por Deus. Eles confiaram naquela aspersão!
    Atualmente, o sangue aspergido em nós não é de touro, cabra ou ovelha -- mas de Cristo, o Cordeiro de Deus. E mesmo assim temos mais dúvida, mais medo, que aqueles israelitas! Martinho Lutero disse que era uma blasfêmia trazermos de volta para nós todos os pecados colocados sobre Cristo. Eu concordo! É um absoluto sacrilégio em termos de medo, culpa, condenação -- dizer, "A Bíblia diz que pela fé estou limpo, justificado e protegido do poder de Satanás -- mas eu não posso acreditar que coisa tão gloriosa seja possível!"
  2. Nós temos que louvar Deus com um coração agradecido -- nunca duvidando!.

Nos é ordenado agradecer a Deus pelo precioso sangue de Jesus, com grandes louvores:

  • "...mas também nós gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação" (Romanos 5:11).
  • "Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós os justos; e cantai alegremente, todos vós que sois retos de coração" (Salmos 32:11).
  • "Bem aventurado o povo que conhece o som festivo..." (Salmos 89:15).
  • "Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegra no meu Deus; pois me vestiu com vestidos de salvação, me cobriu com o manto de justiça..." (Isaías 61:10).
Proclame a vitória do sangue de Jesus na sua vida. E comece a louvá-Lo agora pela promessa daquele grande dia de redenção que está por vir. Amém!