2 de novembro de 2012

PROFETA JOEL 1.4


 
 

Em Joel 1.4
 
a palavra de Deus diz:

"O que deixou o gafanhoto cortador, o gafanhoto migrador comeu; o que o migrador deixou, o gafanhoto devorador comeu; o que o devorador deixou, o gafanhoto destruidor comeu".

Em algumas traduções atualizadas, aparece o nome real de cada uma destas espécies de gafanhotos:

“O que a locusta cortadora deixou, a voadora o comeu; e o que a voadora deixou, a devoradora o comeu; e o que a devoradora deixou, a destruidora o comeu.”

A palavra de Deus nos adverte acerca da atuação do gafanhoto nas quatro fases da sua vida, em comparação a atuação de demônios que atuam desta mesma forma. Em poucas palavras identifico a função de cada um deles.

O cortador
Sua função é cortar; quando encontra legalidade na vida do crente, ou do homem desconhecedor da palavra de Deus, este demônio impede que as "bênçãos adicionais" cheguem a seus celeiros. É a primeira fase do ataque espiritual na vida financeira.
Um crente próspero está acostumado a ser sustentado pelo Senhor com bênçãos adicionais, tais como aumentos de salário, promoções, presentes significativos, ofertas, e premiações desta natureza. A primeira coisa que o diabo faz é enviar o demônio apelidado "cortador" para impedir que tudo o que seja adicional na vida de um crente seja cortado. Muitos vivem desta forma, recebendo sempre o fruto do seu trabalho, porém nada a mais. Justo x Justo, apenas.
A vida de quem está nesta situação é insuportável, pois deixa de ser uma vida abundante e torna-se uma corrida pela sobrevivência. Nesta situação, temos nosso salário garantido, mas muitas vezes temos a sensação de que o dinheiro está apertado, e assim não podemos comprar uma ou outra coisa que nós queremos para melhorar a qualidade de vida.


O migrador
Como o nome diz, este demônio tem a função de migrar, ou seja, levar para longe o que deveria ficar perto de nós. Observe o texto de Isaías 45.3: "Dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibais que eu sou o Senhor..."
Os tesouros escondidos são propriedades que já deveriam estar em nossas mãos, mas não chegam pois, estão escondidas pelo MIGRADOR. Outra forma que o migrador trabalha é tirando de nossas vidas tudo aquilo que adquirimos acima do nosso "teto padrão", ou seja, acima do "suor do nosso rosto".
Observe que o cortador pega o dinheiro antes de chegar em nossas mãos. O migrador atua de uma forma mais ousada. Ele consegue tirar de nossas mãos o valor dado por Deus e levar para longe, escondendo de nós. Este dinheiro (ou até objetos) ficam escondidos em algum lugar, e só voltam a estar em nossas mãos quando o demônio é repreendido e o Senhor ordena a restituição.


O devorador
O devorador não trabalha com os adicionais, como os anteriores. Este demônio tem o poder de devorar tudo o que foi adquirido pelo "suor do rosto" do homem. Ele não corta como o cortador, nem esconde, como o migrador. Sua função é destruir completamente, tornando o bem irrecuperável.
O crente que não dá o dizimo, abre legalidade para o devorador tirar o suor de seu rosto, e este mal é irremediável!!! Vale a pena ressaltar que nenhum destes demônios manifesta em pessoas ou saem com oração. A única forma de repreendê-los é com o dízimo. (Malaquias 3:10-11)
É graças ao devorador que muitos gastam fortunas com medicamentos. É também graças a ele que objetos quebram, aparelhos eletrônicos queimam misteriosamente, acidentes acontecem, assaltos, etc.
Existem pessoas que são fiéis ao Senhor nos dízimos, mas em momentos de absoluta pressão pensam em ficar um ou dois meses sem devolver o que é de Deus. Enganam-se fatalmente, pois o prejuízo ocasionado por esta infidelidade certamente ultrapassará aos 10% negligenciados.

O destruidor
Em Apocalipse 9.9-11 a Bíblia nos fala de um demônio destruidor, um poderoso ser chamado Abadom (Apolion). Na língua portuguesa traduz-se “Destruidor”. A locusta destruidora citada por Joel representa demônios da linha de Apolion, ele destrói a vida das pessoas completamente, pois atua após a ação do migrador, cortador e do devorador.
Neste momento a pessoa chega ao "fundo do poço". Conheço dezenas de pessoas que tinham de tudo, e agora não tem nada... São vítimas do destruidor.
A promessa da restituição

“Assim vos restituirei os anos que foram consumidos pela locusta voadora, a devoradora, a destruidora e a cortadora, o meu grande exército que enviei contra vós. Comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca será envergonhado. Vós, pois, sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.” (Joel 2, 24-27)

Deus conhece os males que atingem a nossa vida, e nos orienta como devemos fazer para sair desta situação. Não fomos criados para ser vitimas dos gafanhotos. Somos povo santo e separado, escolhido para glorificar o nome do Senhor.