13 de junho de 2013

A RESSUREIÇÃO DE LÁZARO


                                                      
          A Ressurreição de Lázaro



Jesus fica sabendo da enfermidade de Lázaro, quando estava na Peréia, além do Jordão, no lugar onde João o havia batizado.

O mestre permanece ainda mais dois dias na região da Peréia.

Jesus então passa o Jordão e vai para Betânia, onde Lázaro morava. Betânia era uma aldeia no antigo Israel e distava cerca de 6km de Jerusalém. E Jesus esclarece aos seus discípulos da morte de Lázaro, mas que ele o ressuscitaria e que muitos creriam nele através daquele milagre.

Ao chegar na aldeia de Betânia, o mestre encontra um clima de tristeza e pesar. A terrível dor da separação de um ente querido, trazia lágrimas aos olhos de todos ali presentes.

Jesus vendo-os chorar, move-se em si mesmo e se compadece do sofrimento humano. Ao se aproximar do túmulo de Lázaro, o mestre se depara com o resultado da separação entre Deus e o homem, ocorrido muito tempo atrás, no Jardim do Éden.

"Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." Gênesis 2:17

João continua sua narração com uma frase comovedora, uma das mais belas de toda a bíblia E o choro de Jesus é muito mais profundo do que podemos imaginar. O mestre estava a demostrar a tristeza de Deus com a sentença que estava sobre o homem após a sua queda.

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor." Romanos 6:23

Jesus chorava por ver o sofrimento que estava destinado aos homens, a sentença dada a Adão por sua desobediência, a morte física e a separação de seus familiares e amigos. O choro de Jesus revela que Deus nao fica indiferente ao sofrimento humano.

A morte é o preço da condenação pela desobediência, porém, este não era o desejo de Deus no princípio. Deus não fica feliz por este castigo. Jesus chorou também por causa daqueles que com dureza no coraçao, nao criam e iriam enfrentar a morte, sem salvação, perdidos eternamente.

Porém há uma solução. Deus olha para o homem com amor. E oferece o seu único filho para o resgatar da morte. E o próprio Jesus se declara como aquele que acabaria com o domínio do reino da morte:

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;" João 11:25

Para provar que ele tem autoridade sobre tudo e sobre todos, até sobre a morte, Jesus com grande poder chama Lázaro e o ressuscita dos mortos.

"E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir." João 11:43-44

A morte não é mais o final. A angústia e a tristeza são superados pelo amor e o poder de Jesus, na bendita esperança de que ele trará novamente os seus filhos à vida, para nunca mais morrerem. Estaremos reunidos com ele eternamente.

Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem." 1 Coríntios 15:21

E a família de Lázaro, suas irmãs Marta e Maria, assim como seus amigos exultaram de alegria. Puderam testemunhar que Jesus tem todo o poder no céu e na terra. Muitos que depois visitaram Lázaro, atônitos, creram no salvador Jesus Cristo.

Mas é triste constatar que muitos ainda permanecem mortos espiritualmente. Não acreditam em nada que não seja materialmente explicável. Buscam apenas o prazer e o conforto humanos. Mortos em seus pecados.

O Pai os tem chamado a crer. Deus os tem convocado para a vida. Uma vida de sentido duradouro e eterno.

"Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida." João 5:24

Deus tem o poder de ressuscitar o mais vil pecador. Ainda que muitos tenham decretado a sua morte, seja em qual área for. Ainda que você mesmo pense que não há mais solução.

Jesus pode fazer reviver qualquer área em sua vida. É preciso crer. Porque aquele que acredita em suas palavras, já não está mais morto, mas já passou a viver eternamente.